sexta-feira, 24 de março de 2017

Visita Técnica - Fazenda Colorado

O complexo agroindustrial leiteiro constitui-se em um dos mais importantes complexos do agronegócio brasileiro (SABBAG, 2015). Um alimento muito consumido por todas as faixas etárias, principalmente por crianças e idosos devido ao seu valor nutricional é o leite e, cada vez mais, é exigido que este produto seja produzido de forma segura. O Brasil vem ampliando cada vez mais sua produção leiteira devido ao aumento da produtividade, apesar do país ainda ocupar uma posição ruim quanto a este indicador (CARVALHO & VIEIRA, 2007).

No dia 14/03/2017 foi realizada uma visita técnica à Fazenda Colorado situado no município de Araras, interior de São Paulo. A fazenda tem uma área de 1600 hectares onde 550 são para a produção de milho, que posteriormente será utilizado para a produção de silagem, 70 hectares é composto por capim e 10 hectares de estrutura, indústria para a produção de leite.

A fazenda é responsável pela produção do leite “Xandô”, leite de ótima qualidade classificado com tipo A, e podem ser encontrados nas versões integral, light, zero lactose e magro. A fazenda conta com um rebanho de 1750 vacas da roça Holandesa, pura de origem e tem uma produção de 65.000 kg de leite por dia. O sistema de produção adotado é do tipo intensivo e é o terceiro ano consecutivo que a fazenda é considerada a maior produtora de leite do Brasil.

Como observado as vacas são alojadas em estábulos planejados e climatizados com camas limpas e secas, sempre preservando o bem estar dos animais. A alimentação é balanceada e produzida na própria fazenda sendo os ingredientes silagem de milho, silagem de capim pré-secado, soja, milho moído, polpa cítrica, caroço de algodão, cevada, minerais e gordura protegida. A ordenha é totalmente automatizada, sendo uma das mais modernas do mundo e garantindo o bem estar dos animais e qualidade do leite obtido.











Referências

CARVALHO, G. R.; VIEIRA, S.B.K. Setor lácteo no Brasil: uma análise do macroambiente competitivo. In: Anais do Congresso Internacional do Leite; 2007, Resende. Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite; 2007.

SABBAG, O. J. Análise de Custos da Produção de Leite: Aplicação do Método de Monte Carlo. Revista Extensão Rural, DEAER – CCR – UFSM, Santa Maria, v.22, n.1, jan./mar. 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário