- Sistema Extensivo: É caracterizado por ocupar grandes áreas, mas também pode ser utilizado em pequenas áreas familiares. Possui a característica de menores investimentos em alta tecnologia. Esse sistema tem utilização do pasto, é o cultivo do gado solto, onde o animal tem que buscar o alimento. Esse sistema é mais econômico que o confinamento. O gado de corte se adpata melhor a esse tipo de sistema, pois necessita de liberdade e espaço. Esse sistema também pode ser utilizado para gado de leite, mas com atenção em sua alimentação, pois devido ao fator de produção de leite, necessitam de rações especiais. ( PROCREARE, 2016).
Figura 1 - Modelo de Sistema Extensivo
Fonte: Geográfia Temática
- Sistema Intensivo: Esse sistema é caracterizado
pelo confinamento do animal e adoção de métodos com alta tecnologia, de forma
que permite altos rendimentos produtivos ao animal no menor tempo
possível, buscando produtividade máxima por cabeça. (FAZENDA SANTANNA, 2017). O alimento é levado
até o animal, sendo um sistema mais controlado, podendo ser ocupado menores
espaços. O sistema de confinamento é destinado ao gado de leite.
Fonte: Geográfia Temática
- Sistema Semi - Intensivo: Esse sistema tem a utilização de pasto em sua fase inicial e a fase terminal se dá em confinamento, ou suplemento mineral á pasto na época da seca. Podendo ser usado tanto para o gado de corte, quanto para o
gado de leite. (CORRÊA et al 2000).
- Sistema Semi - Extensivo: É considerado uma mistura entre os sistemas Intensivo e Extensivo, onde o gado fica solto, mas com cuidados em relação ao manejo e ao aprimoramento do
rebanho. (PROCREARE 2016).
Emprego de sistema de rotação de pastagens, melhor aproveitamento
das pastagens, menor degradação da área, maior produtividade, maior valor
nutritivo, esses são alguns pontos que favorecem esses sistema, porém a área
deve ser com melhor topografia. (PORTALEDUCAÇAO, 2013).
REFERÊNCIAS:
CORRÊA, Eduardo Simões et al. Sistema
semi-intensivo de produção de carne de bovinos Nelore no Centro-Oeste do Brasil.
Embrapa Gado de Corte, 2000.
FAZENDASANTANNA, Pecuária Extensiva: Pecuária extensiva para gado de corte e de leite. 2017.
Disponível em: <http://www.fazendasantanna.com.br/i/pecuaria-extensiva/>.
Acesso em: 15 mar. 2017.
PROCREARE, Pecuária extensiva e intensiva: As principais diferenças entre pecuária extensiva e intensiva está na área de ocupação e na tecnologia que é aplicada. 2016. Disponível em: <http://procreare.com.br/pecuaria-extensiva-e-intensiva/>. Acesso em: 15 mar. 2017.
PORTALEDUCAÇAO, Sistemas de criação de bovinos de corte. Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/veterinaria/sistemas-de-criacao-de-bovinos-de-corte/36983>.
Acesso em: 15 mar. 2017.
PORTALEDUCAÇAO, Sistemas semiextensivo. Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/veterinaria/sistema-semiextensivo/35036. Acesso em: 15 mar. 2017.
SARACINO, R.Pecúaria. 2010. Altura: 1067 pixels. Largura: 1600 pixels. 322 Kb. Formato JPEG. Disponível em: <http://geografiatematica.blogspot.com.br/2010/08/aula-24-pecuaria.html. Acesso em: 19 mar. 2017.
PORTALEDUCAÇAO, Sistemas semiextensivo. Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/veterinaria/sistema-semiextensivo/35036. Acesso em: 15 mar. 2017.
SARACINO, R.Pecúaria. 2010. Altura: 1067 pixels. Largura: 1600 pixels. 322 Kb. Formato JPEG. Disponível em: <http://geografiatematica.blogspot.com.br/2010/08/aula-24-pecuaria.html. Acesso em: 19 mar. 2017.
Equipe Safrinha: Abimael, Arthur, Lucas Eugênio, Maikon,
Mellany, Roberta Rodrigues, Rosana Aline.
Inicialmente quero dizer que gostei muito do post, as informações foram bem resumidas e de fácil entendimento sobre o que está escrito.
ResponderExcluirPorém, vocês precisam melhorar em alguns aspectos. Sempre corremos o risco de plagiar algum autor, seja pela cópia de um texto (vide descrição do sistema semi-intensivo) ou a não citação do autor de onde tiraram a ideia.
Deem uma olhada nesse guia sobre como referenciar um texto, todos os posts a seguir deverão seguir as regras desse guia.
http://www.biblioteca.ufc.br/images/arquivos/documentos_tecnicos/guia_normalizacao_trabalhos_ufc_2013.pdf
Após corrigirem o post, coloquem um comentário aqui dizendo que está pronto para ser reavaliado.
Prazo para correções: 24/03/17 às 18hs
Atualizado. Equipe Safrinha
ResponderExcluirNão cumpriram as recomendações de correção
ResponderExcluirAtualizado.
ExcluirFavor desconsiderar, detectamos um erro nas referências das imagens. Iremos atualizar amanhã e te informamos novamente para correção.
ResponderExcluirAtualizado
ResponderExcluir