Equipe RuminaIF
1- Porque devemos vacinar contra a febre aftosa?
Porque ela é uma doença altamente infecciosa causada por vírus, onde atinge os suínos, bovinos, bubalinos e caprinos. O vírus além de ser transmitido pelo vento, também pode ser transmitido através da ingestão de água contaminada, de alimentos no cocho e da saliva do animal. O vírus da febre aftosa é muito resistente podendo resistir na medula óssea do animal por muitos meses. Um dos primeiros sintomas apresentados pelos animais são febre alta, perda de apetite, seguidos de aftas na boca, na língua, na gengiva e nos cascos; diminuindo o desenvolvimento do animal e com isso reduzindo sua produtividade. A prevenção dessa doença pode ser através da vacinação obrigatória (feita de seis em seis meses), desinfecção do local e de todos os materiais infectados, sacrifício dos animais infectados, destruição dos cadáveres, medidas de quarentena, dentre outros, etc.
2- Qual o local correto para aplicar a vacina?
Deve- aplicar a vacina na tábua do pescoço pela via subcutânea (debaixo da pele) ou intramuscular (dentro do músculo) tendo o cuidado de manter a seringa na posição inclinada (45º) com agulha apontada para baixo.
3- Por que não posso aplicar duas vacinas diferentes no mesmo local simultaneamente mas posso aplicar duas vacinas distintas em locais distintos no mesmo dia?
Não devemos aplicar duas vacinas diferentes no mesmo local porque poderá ocorrer uma reação ou incompatibilidade entre as vacinas, podendo gerar uma interferência na eficiência entre as vacinas.
4- Por que não devemos aplicar vacinas no
posterior do animal?
Não devemos aplicar no
posterior do animal porque é nesse local onde se encontram os cortes mais
nobres e caros. Mesmo com uma vacinação bem feita corre-se o risco de
ocorrência de abscesso no local, danificando e desvalorizando os cortes de
carnes.
5- Qual a melhor forma de
contenção dos animais para aplicação da vacina e por quê?
Uma das melhores formas de
contenção é procurar mantê-los calmos, livres de estresse com instalações
apropriadas para o manejo dos animais. Procurar manter o animal de forma que o
mesmo na fique debatendo para que não ocorra acidentes. E uma das maneiras mais
eficaz é conter o animal dentro do tronco de contenção com a pescoceira e
quando necessário deve-se fazer a contenção traseira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário