segunda-feira, 5 de junho de 2017

PRÁTICA VACINAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO
UBERLÂNDIA - MG




VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA



Jackeliny Batista Amorim
Jessica Batista
Leandro Carvalho
Lucas Rodrigues Martins
Mateus Diniz
Roberta Taliene


1- Por que devemos vacinar contra febre aftosa?
Devemos vacinar contra febre aftosa, pois essa doença é umas das enfermidades mais contagiosas, a transmissão se da por contato direto com animais infectados e pode causar grandes percas econômicas para o pecuarista. A mortalidade em animais adultos é baixa, mas em animais jovens causa problemas cardíacos levando a morte do animal.

2- Qual o local correto para aplicar a vacina?

O local correto para aplicação da aplicação deve ser sempre na tábua do pescoço, evitando outras partes do corpo como cupim, lombo, dorso e prega da cauda.
Para a aplicação subcutânea, a seringa deverá ser posicionada paralelamente ao pescoço do animal. A pele deverá ser puxada, formando uma prega, onde será introduzida a agulha para aplicação da vacina. Após a vacina aplicada, aguarde um segundo para que não haja refluxo.
Para aplicação intramuscular, a seringa deverá ser posicionada perpendicularmente ao pescoço do animal.

3- Por que não posso aplicar duas vacinas diferentes no mesmo local simultaneamente mas posso aplicar duas vacinas distintas em locais distintos no mesmo dia?
A aplicação de duas vacinas distintas no mesmo local simultaneamente pode implicar em reações nos animais, e ocorrência de abscessos no local vacinado, causando prejuízos ao produtor. 

4- Por que não devemos aplicar vacinas no posterior do animal?
Não devemos aplicar vacinas no posterior do animal, pois são as áreas nobres dos animais, como a paleta e o pernil, tendo o cuidado da injeção não atingir um músculo.

5- Qual a melhor forma de contenção dos animais para aplicação da vacina e por quê?

A forma tradicional de contenção dos animais acarreta em estresse e respostas imunológicas negativas, causando menor eficiência da vacina. Portanto, a melhor forma para conter os animais é com a adoção do manejo racional de vacinação, pois aumenta o bem-estar animal, diminuindo os riscos de acidentes de trabalho e proporcionando benefícios econômicos ao produtor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário