quarta-feira, 14 de junho de 2017

Momento ideal de reprodução das fêmeas bovinas


Atividade: Qual o momento ideal para uma fêmea bovina se reproduzir?

Há uma série de fatores intermitentes quanto ao sucesso reprodutivo, onde eles atuam no fator primordial, a puberdade das novilhas, ou melhor: a idade fértil. Entre as principais diferenciadores cita-se a genética – raça dita –, e a alimentação.
O cio pode ocorrer entre 9 a 22 meses, sendo que a idade mais indicada para a reprodução é entre 13-15 meses. Algumas raças, dependendo da alimentação, possibilitam aos 12.
A inseminação é a estratégia mais uniforme a ser utilizada na produção e sua eficiência está intimamente ligada as táticas e etapas de manejo, sendo essencial o monitoramento e a respeito ao tempo.
O peso de 100% das vacas é atingido na 3ª parição, sendo que a 1ª elas devem ter 82% e a 2ª por volta de 92%. A puberdade ocorre entre 45-50% do peso total e a inseminação – dependendo das raças –, entre 55-65% (bos taurus e bos indicus).
As metas de crescimento relacionam-se com as taxas de ganhos e peso dos animais adultos, baseando-se na idade e peso de parto desejados. Sistemas que as adotam são influenciados por programas de alimentação e manejos anteriores a puberdade.
Para reprodução de vacas adultas, é necessário o tempo de 45-60 dias após a cria anterior para então a próxima, uma vez que o organismo e o sistema reprodutivo propriamente dito precisa se recuperar e preparar-se para uma nova prenha.
Um bom manejo aliado a boa nutrição e respeito ao tempo, traz benefícios no que se refere a não desconfiguração dos ciclos. Sendo que os produtores pré-estabelecem um calendário executivo das tarefas a serem realizadas, facilitando o serviço e aumentando a produção.
_______________________________________________________________________________

Equipe Safrinha

Maikon Ribeiro, Rosana Mota, Mellany Bertoli, Abimael Parreira, Roberta Rodrigues, Arthur Escobar, e Lucas Eugênio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário