- Comportamento:
- Aumenta a vocalização;
- Aumenta a distância caminhada pelo animal;
- Diminui a alimentação;
- Diminui a ruminação;
- Diminui o tempo de descanso do animal.
- Consequências:
- Menor desempenho animal;
- Diminuição da imunidade do bezerro (animal mais suscetível à doenças).
MANEJOS DE DESMAMA
1. Separação Completa
Manejo onde se mantém o bezerro no pasto que está acostumado e desloca a vaca para outro setor da fazenda, de modo que um não ouça a vocalização do outro.
Técnica não recomendada devido ao alto estresse que o animal sofre, fazendo com que haja perdas na produção.
2. Uso de vacas madrinhas
Consiste na substituição das mães por vacas de descarte para que o animal se alimente mais eficientemente. Porém, pesquisadores de uma Universidade no Canadá constataram pouco ou nenhum benefício, ou seja, não melhoram o desempenho na recria, imunidade e saúde dos bezerros.
3. Troca de lotes
Consiste na troca de lotes de mães e bezerros, ou seja, as mães ficam com bezerros que não são seus filhos. Segundo pesquisadores da Universidade do Canadá, essa técnica não funciona pois os bezerros continuam andando e se alimentando pouco em busca da mãe.
ALTERNATIVAS DE MANEJO VISANDO O BEM ESTAR ANIMAL
1. Desmama com visualização
As vacas e os bezerros ficam lado a lado, separados por uma cerca resistente que garanta que ele não se juntem novamente. Os bezerros e as mães mantém contato visual e dividem o mesmo cocho de alimentação e de água. Segundo pesquisadores, É O MÉTODO MAIS EFICIENTE. Os bezerros ficam mais tranquilos e conseguem ganhar cerca de 30% a mais de peso do que animais separados de forma abrupta.
2. Desmama com uso de tabuleta
Utiliza-se uma tabuleta na narina do animal que impede que ele mame na mãe, porém os dois ficam juntos de 4 a 7 dias. Neste período o animal é estimulado a pastar e, quando separados da mãe, não sofrem com estresse.
3. Desmama controlada
Método sem estudo científico, mas bastante utilizado por produtores. O animal mama duas vezes ao dia (de manhã e a tarde). Durante o aparte, o bezerro fica em um pasto mais tenro, de melhor qualidade. Essa desmama é mais suave e a vaca tem uma melhor recuperação corporal para a próxima cria.
CUIDADOS QUE DEVEM SER TOMADOS INDEPENDENTE DO MANEJO
- Fazer párticas como aplicação de vermífugos, vacinação e castração pelo menos 4 semanas antes da desmama;
- Isolar bezerros doentes;
- Evitar transporte e comercialização de animais nessa fase;
- Piquetes protegidos contra ventos e com sombra;
- Rígido manejo sanitário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário