domingo, 4 de junho de 2017

Vacinação Contra Febre Aftosa

1- Por que devemos vacinar contra febre aftosa?

A vacinação tem papel fundamental na prevenção e erradicação da febre aftosa, que é uma doença infecciosa aguda causada por vírus, que causa febre com o aparecimento de vesículas (aftas), principalmente na boca e cascos dos bovinos. A febre aftosa pode acarretar em elevada perda de peso e queda na produção, podendo ser transmitida por qualquer objeto infectado e pessoas que  entrarem em contato com os animais doentes.

2- Qual o local correto para aplicar a vacina?

Deve-se realizar aplicação da vacina na tábua do pescoço, podendo ser pela via subcutânea ou intramuscular, sempre evitando aplicar no posterior (“traseiro”) do animal que é região de carne nobre. Para aplicação subcutânea, posicione a seringa na posição paralela ao pescoço do animal, puxe o couro, introduza a agulha e aplique a vacina. Para vacina intramuscular, mantenha a seringa na posição perpendicular ao pescoço do animal, introduza a agulha e injete a vacina

3- Por que não posso aplicar duas vacinas diferentes no mesmo local simultaneamente mas posso aplicar duas vacinas distintas em locais distintos no mesmo dia?

Pois pode ocorrer uma reação de incompatibilidade entre os componentes das duas vacinas, podendo ocasionar em uma ineficiência das mesmas.

4- Por que não devemos aplicar vacinas no posterior do animal?

Pois é uma região onde se encontra a carne nobre, de maior valor comercial, podendo haver o aparecimento de abcessos no local, desvalorizando o produto.

5- Qual a melhor forma de contenção dos animais para aplicação da vacina e por quê?

A melhor forma de contenção dos animais para obter eficiência no processo de vacinação contra a febre aftosa, é  que a  condução dos animais até o curral seja realizada  com calma, sem correria e barulho excessivo, devendo-se evitar o uso de ferrão e bastão elétrico.
O ideal é que os piquetes contenham água, sombra e cocho, onde deve ser oferecida pequena quantidade de ração para condicionar os animais a virem ao curral (IMA, 2016).

Referências

IMA, E. (s.d.). Vacinação Contra Febre Aftosa. Acesso em 04 de Junho de 2017, disponível em 
http://www.ima.mg.gov.br/material-curso-cfo-cfoc/doc_details/1346-boas-praticas-de-vacinacao

http://www.adapar.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=124


Nenhum comentário:

Postar um comentário