INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO TRIÂNGULO MINEIRO – Campus
Uberlândia
CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA AGRONÔMICA
JÉSSICA FIRMINO DE ABREU; LUCAS SALES; MARIA
BATISTA; PAMELLA ELIAMARA; RUBENS FIGUEIRA
QUAL O MOMENTO IDEAL PARA UMA FÊMEA BOVINA SE
REPRODUZIR?
UBERLÂNDIA/MG
JUNHO/2017
A eficiência reprodutiva do rebanho é medida de acordo com a idade à 1º cria, desta forma, a elevada idade para atingir a puberdade e manifestar o cio fértil é caracterizado como um dos principais fatores limitantes na eficiência do rebanho bovino brasileiro.
O manejo nutricional e a genética do rebanho influenciam diretamente na idade em que a novilha irá atingir a puberdade, sendo que em muitas vezes a novilha não reproduz na primeira ovulação ou não apresenta ovulação fértil. Em manejo nutricional baixo, as novilhas apresentaram baixo peso e entraram na puberdade mais velhas, em manejo nutricional adequado as novilhas apresentaram maior peso e entraram na puberdade mais jovem. As novilhas bos indicus devem se alimentar de um percentual de 65% do seu peso vivo e as bos taurus de 55% do seu peso vivo, para que estejam no peso ideal na estação de monta.
Outro fator determinante na idade ideal para a reprodução das fêmeas bovinas é a genética, sendo que existe uma idade mínima geneticamente determinada para cada raça. As fêmeas bos indicus são cerca de 6 a 12 meses mais tardias do que as fêmeas bos taurus.
Através de práticas de manejo nutricional adequadas, monitorando o ganho de peso diariamente, aliado ao melhoramento genético, é possível fazer com que as novilhas alcancem a puberdade precocemente, fazendo com que o momento ideal para a reprodução de uma fêmea bovina seja entre 14 e 15 meses de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário