domingo, 19 de março de 2017

Sistema Intensivo vs Sistema Extensivo em bovinocultura de leite e corte

Produção de Leite

Sistema Extensivo
Esse sistema consiste em criar animais solto no pasto e pode ser aplicado em regiões planas com boas pastagens, chuvas bem distribuídas ao longo do ano, geralmente são utilizados gados mistos e a pastagem e a principal forma de alimentação dos bovinos. Caracteriza-se principalmente pelo máximo aproveitamento dos recursos naturais, baixa produção e produtividade falta de controle reprodutivo e produtivo (Sarcinelli, 2007). Cada vaca ordenhada apresenta média de produção de aproximadamente 1200 litros/ano, as instalações desse sistema limitam-se a um curral onde os animais são ordenhados (Assis, 2005).

Sistema Intensivo
Animais mantidos em confinamento com alta média anual de produção por vaca, são alimentados no cocho com forragens conservadas podendo ser silagens e fenos, no entanto o uso de concentrados é comum em todas as categorias do animal, o rebanho é constituído principalmente por animais puros de raças taurinas (Assis, 2005). Mais recomendado para gado de alto padrão O s animais são separados em instalações próprias, em lotes, de acordo com a idade e a fase de produção racial (Sarcinelli, 2007).

Gado de Corte

Sistema Extensivo
É o sistema de criação que os animais crescem livres no campo, eles podem se alimentar do próprio pasto e/ou de ração (Chini, 2016). Os animais devem procurar o alimento e a água gerando assim maior gasto de energia, é necessário maior atenção por parte do produtor em relação ao pastejo na época das aguas sendo necessário o produtor reservar alguma parte da forragem para o animal consumir na época da seca.

 Sistema Intensivo

Criação em que lotes de animais são encerrados em piquetes ou locais com área restrita, onde os alimentos volumosos e concentrados e a água necessários são fornecidos em cochos (Chini, 2016). Sistema que visa menor tempo de abate do animal, no entanto necessita de maior mão-de-obra em relação a criação a pasto, é necessário ampla infraestrutura e boa disponibilidade de água luz.

Referências:


Assis, A. G. (2005). Sistemas de Produção de Leite no Brasil. Juiz de fora: EMBRAPA.

Chini, J. (02 de Setembro de 2016). Fonte: Blog da Carne: http://blogdacarne.com/index.php/2016/09/02/carne-bovina-de-boi-a-pasto-x-confinamento-aspectos-nutricionais/



Sarcinelli, M. F. (25 de Maio de 2007). Produção de Bovinos – Tipo Leite. Fonte: http://www.agais.com/telomc/b00407_leite_bovinodeleite.pdf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário