sexta-feira, 17 de março de 2017

SISTEMA EXTENSIVO X SISTEMA INTENSIVO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
     TRIÂNGULO MINEIRO (IFTM) Campus Uberlândia
       Rodovia Municipal Joaquim Ferreira, Fazenda Sobradinho. s/n. Zona Rural
         Cx. Postal 1020 – CEP 38400-970, Uberlândia – MG
         Telefone: (34) 3233-8800 / Fax: (34) 3233-8833




ENGENHARIA AGRONÔMICA
PRODUÇÃO DE RUMINANTES



Jackeliny Batista Amorim
Jéssica Emily Batista da Silva
Leandro José Carvalho
Lucas Rodrigues Martins
Mateus Henrique dos Santos Diniz
Roberta Taliene Borges Brandão


SISTEMA EXTENSIVO X SISTEMA INTENSIVO


  • Sistema Extensivo

     O sistema extensivo caracteriza-se pela utilização de grande, média e pequenas áreas, porém é um sistema que requer pouco investimento e o animal tem que se locomover pra conseguir seu alimento. Esse sistema pode ser utilizado para criação de gado de corte e leite. Para gado de corte é o sistema que melhor se adéqua as suas necessidades, porém para produção de leite é necessário acrescentar rações balanceadas na alimentação do animal pois a pastagem em si não consegue suprir toda necessidade nutricional do animal. Esse sistema é muito comum em pequenos pecuaristas que criam gado de corte.

Figura 1:A prática extensiva deixa o gado solto em 
pastos nativos (Foto: Paula Gabrielle)


  • Sistema Semi-Extensivo

     O sistema semi-extensivo é semelhante ao sistema extensivo, porém nesse sistema é levado em consideração fatores que auxiliam no melhoramento do rebanho e melhor aproveitamento da área, é considerado uma união entre o sistema extensivo e o sistema intensivo.  


  • Sistema Intensivo

   O sistema intensivo caracteriza-se pelo confinamento do animal, requer grandes investimentos, é necessário também utilizar diversos recursos para que o animal consiga atingir altos rendimentos em um pequeno intervalo de tempo. Nesse sistema não é necessário grandes áreas, e por se concentrar em um menor espaço facilita o controle de todos contratempos, favorecendo o melhor desenvolvimento do animal, o pecuarista consegue fornecer tudo que o animal precisa buscando a máxima produtividade por animal. Esse sistema é destinado ao gado de leite, um bom exemplo é a Fazenda Colorado que fica no estado de São Paulo e hoje é a maior produtora de leite do país, onde os animais ficam em confinamento, e produzem em média 65.000 litros de leite/dia.

Figura 2: Fazenda Colorado, sistema intensivo de 
criação de gado (Foto: Leandro Carvalho)


  • Sistema Semi- Intensivo

O sistema semi-intensivo pode ser feito em duas partes, onde a primeira parte acontece no pasto e a segunda parte em confinamento ou ao invés de confinamento é acrescentado suplementação mineral à pasto na época da seca (CORRÊA et al 2000). Esse sistema pode ser utilizado tanto pra gado de corte ou para gado de leite, levando em consideração que o pecuarista supra as necessidades nutricionais do animal. 



  • Referências


CORRÊA, Eduardo Simões et al. Sistema semi-intensivo de produção de carne de bovinos Nelore no Centro-Oeste do Brasil. Embrapa Gado de Corte, 2000.

Disponível em: https://pt.slideshare.net/silvanorodrigues1272/zootecnia-geralsistema-de-criao. Acesso: 17 de março de 2017.

Disponível em: http://redeglobo.globo.com/globoecologia/noticia/2013/09/tipos-de-criacao-e-alimentacao-do-gado-alteram-qualidade-da-carne.html. Acesso: 17 de março de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário