segunda-feira, 6 de março de 2017

Setores de produção de ruminantes do IFTM – Campus Uberlândia

Aula Prática: Setores de produção de ruminantes do IFTM – Campus Uberlândia

Setor: Caprinocultura
 
Figura 1: Grupo no setor de caprinocultura
Impacto Social: O setor proporciona aos alunos a possibilidade de conhecimento prático, e gera emprego para os gerenciadores do setor.


Génetica:  No setor de  caprinocultura do IFTM  aparentemente não  se aplica nenhuma técnica de melhoramento.  A raça do rebanho não foi identificada pelo grupo, os animais apresentam pelagem de coloração variada, em sua maioria são de coloração clara, os demais são pardos, pretos ou apresentam mais de uma coloração como branco e preto.
Figura 2: Caprinos em sua maioria de coloração clara

Ambiente de produção:  Ambiente necessitando de maior higienização e adequação da  infra-estrutura, pois, haviam animais que se encontravam soltos no campo, a cerca não estava resistente o bastante para evitar a fuga de alguns animais. 
Figura 3: Higienização inadequada

Figura 4: Local contaminado de fezes

Figura 5: Pia bastante suja

Figura 6: Bebedouro com má higienização

Fonte de alimentação:  Observamos que tinha somente farelo de milho(ração)  como fonte de alimento, não havia pastagem, o solo estava nu, sem nenhum tipo de cobertura vegetal.
Figura 7: Alimentação

Figura 8: Solo sem pastagem

Logística para o escoamento da produção:  A produção é destinada à estudos para  alunos do IFTM, principalmente na matéria de caprinocultura do Curso de Técnico em Agropecuária.

Destinação de dejetos: São utilizados para adubação.

Mão de obra capacitada (gerenciamento):  Feito por meios de técnicos e professores.

Sustentabilidade e disponibilidade de recursos hídricos:  Não foram  observadas  práticas de sustentabilidade, nem conservação do solo ( este que apresenta nu) .  A disponibilidade de recursos hídricos é feita através de captação d’água, possivelmente de um córrego parcialmente próximo ao setor, então a àgua é armazenada em caixa d’água, esta que possui canos para abastecimento dos bebedouros dos animais.
Figura 9: Caixa d'água presente no local






Setor: Bovinocultura de leite
Figura 10: Grupo no setor da bovinocultura de leite


Impacto Social: Neste setor ocorre várias aulas práticas, como as disciplinas de anatomia animal, nutrição animal, produção de ruminantes , forragicultura, etc. Apresenta também salas de aula onde os alunos podem também aprender a parte teórica complementando o aprendizado.
Figura 11: Sala de aula presente no setor



Génetica:  No setor de  bovinocultura do IFTM, foi observado a presença de bovinos aparentemente vindos da raça girolando, sendo que haviam alguns animais com aspectos anatômicos um pouco diferentes, como de maior altura.
Figura 12: Bovinos na pastagem

Ambiente de produção:  Apresenta área com divisão de piquetes, locais para bezerros,  sala com equipamentos para retirada do leite aparentemente com condição de higiene adequada,  equipamento para refrigeração do leite. No setor também há o equipamento para contenção de animais para que seja aplicado medicamentos. Os pastos não apresentam aspectos ideais, mas está em condição razoável, sendo que alguns locais há presença de plantas daninhas perenizadas, apresentando sinal de pasto mal cuidado.
Figura 13: Área para bezerros

Figura 14: Equipamento para retirada de leite
Figura 15: Equipamento de refrigeração

Figura 16: Pasto com plantas perenizadas

Fonte de alimentação:
  Observamos que os cochos estavam limpos, aspectos de higiene adequados. Os animais alimentam-se de ração, e também de pastagem.
Figura 17: Cochos limpos
Figura 18: Local de armazenamento

Logistica para o escoamento da produção:  A produção é destinada à estudos para  alunos do IFTM, na aréa de alimentos. O leite produzido é direcionado ao refeitório, para o fornecimento no café da manhã e confecção de quitandas.

Destinação de dejetos: A princípio são lavados e não aproveitados.
Figura 19: Empregado lavando os dejetos


Mão de obra capacitada (gerenciamento):  Sabe-se que existe um medico-veterinário que trabalha no setor e demais empregados que realizam a limpeza e outros serviços.

Sustentabilidade e disponibilidade de recursos hídricos:  Não foram  observadas  práticas de sustentabilidade, o manejo das pastagem não são ideais, mesmo com a divisão dos piquetes, não parece que é feita a rotatividade da melhor forma, bem como o controle de plantas daninhas e correção de pastagem.  A disponibilidade de recursos hídricos apresenta condição intermediária, sendo que não foi  verificado falta da mesma, e qualidade de água razoável. Há, bastante gasto de água na limpeza do setor.
Figura 20: Caixa d'água com presença de lodo



Setor: Bovinocultura de Corte
Figura 21: Grupo no setor de bovinocultura de corte



Impacto Social:  Esta área do projeto de pesquisa, está proporcionando aos alunos  conhecimentos sobre bovinos de corte,  como melhoramento animal, produção de bovinos de corte, confecção de silagem etc.

Génetica:  No setor de  bovinocultura de corte do IFTM, ainda não tem animais. Mas, segundo informações será realizado o melhoramento de bovinos através da compra de sêmens  com melhor genética.

Ambiente de produção:  No local há a presença de silo superficial. As instalações são adequadas. Os pastos estão com altura elevada, aparentemente ainda não foram realizados os manejos adequados.
Figura 22: Silo superficial
Figura 23: Área de pastagem

Fonte de alimentação:  Observamos que os cochos estavam limpos, aspectos de higiene adequados. A alimentação poderá ser realizada por meio da pastagem e silagem, já presentes no local.
Figura 24: Cocho 


Logistica para o escoamento da produção:  A produção será primeiramente destinada a estudos. Não nos foi informado o que mais será realizado com a produção.

Destinação de dejetos: Possivelmente poderá ser utilizado como fonte de adubos .

Mão de obra capacitada (gerenciamento):  Professores, alunos e servidores do instituto.

Sustentabilidade e disponibilidade de recursos hídricos:  No momento não foram  observadas  práticas de sustentabilidade. Não foi informado de onde serão disponibilizados os recursos hídricos.

Grupo Safrinha:
Abimael
Arthur Escobar
Melany Peixoto
Rosana Aline


2 comentários:

  1. Com certeza o MELHOR post entre os times nessa atividade. Parabéns.

    Eu teria algumas considerações sobre melhorias a serem feitas, mas acho que estão no caminho certo. Irei poupá-los de mais trabalho como reconhecimento do esforço empreendido nessa atividade. Que esse post sirva de exemplo para posts futuros desse time e dos outros.

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  2. Nós o agradecemos muito, suas colocações com certeza nos deram motivações para não desistirmos e também vontade de nos esforçar-mos ao máximo para obter bons resultados.Equipe Safrinha

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