Principais doenças em Bezerros em lactação
Os bezerros nas primeiras semanas de vida são mais suscetíveis a doenças e infecções, isso porque eles nascem sem anticorpos, adquirindo-os primeiramente no fornecimento do colostro.
As principais doenças observadas nesse período são: Diarreias, pneumonias, Tristeza bovina e Inflamação do cordão umbilical.
Diarreias
As diarreias são separadas em dois tipos: Colibacilose ou curso branco e Salmonelose ou paratifo.
Causa: Colibacilose ou curso branco é provocada pela Escherichia coli e Salmonelose ou paratifo, é provocada por bactérias do gênero Salmonelia spp.
Os animais com diarreia causada por esses microorganismos apresentam fezes de consistência líquida, amarelada e fétida.
Prevenção: higiene geral, vacinação das vacas no final da gestação e ingestão adequada do colostro.
Tratamento: o tratamento sintetiza-se em manter o animal hidratado, utilizando soro para repor os eletrólitos perdidos.
Não é indicado o uso de antibióticos em bezerros pois estes eliminam as bactérias que estão se desenvolvendo no rumem, fazendo com que o desenvolvimento do animal seja prejudicado.
Pneumonias
Causa: a pneumonia tem etiologia complexa. Vários microorganismos podem se estabelecer no tecido pulmonar. Se for pneumonia infecciosa primária, podem ser causadas por vírus ou bactérias dos gêneros Pastetirelia e Dlebisielia principalmente.
Pneumonias por metásteses ocorrem devido a lesões primárias em determinado local do organismo, como diarreia, onfalofrebite, etc.
Há a invasão da corrente sanguínea por bactérias que se fixam nos pulmões e causam pneumonia.
Prevenção: Fornecer alimentação adequada, higiene, evitar estabulação comum de grande número de animais, evitar instalações mal ventiladas e úmidas. Os animais doentes devem ser isolados.
Tratamento: Deve-se administrar antibióticos de amplo espectro a base de Florfenicol. No campo de verminose deve-se administrar um anti-helmíntico específico.
Não deve ser feito o uso de medicamentos a base de tetraciclina e texametazona em bezerros, poque ambos inibem o desenvolvimento da placa metafásica, prejudicando o crescimento do animal.
Tristeza Bovina
A Tristeza bovina compreende 2 enfermidades: Babesiose e Anaplasmose.
Causa: Babesiose: Protozoários transmitidos pelo carrapato Boophilus microphilus.
Anaplasmose: Transmitida pela saliva do mesmo carrapato
Prevenção: Manejo orientado com a finalidade de se manter bom estado nutricional e profilaxia de todas as doenças de ocorrência comum no rebanho. A adoção de cuidados básicos poderá contribuir para a redução da morbidade, da mortalidade e do uso de medicamentos.
Tratamento: Uso de hemoparasiticida para tratamento preventivo e curativo da babesiose e anaplasmose e das infecções mistas.
Onfaloflebite
É a inflamação do cordão Umbilica
Causa: Contaminação do umbigo quando o bezerro nasce.
Prevenção: assistência ao parto, não permitindo que o parto ocorra em locais sujos, sempre observando os cuidados com o umbigo do bezerro recém-nascido.
Tratamento: Através de limpeza com soluções antissépticas.
Referências:
Agroline,
Conheça as principais doenças dos bezerros e quais
precauçoes tomar. Disponível em <http://blog.agroline.com.br/conheca-principais-doencas-dos-bezerros-agroline/>.Acesso
em 3 de abril de 2017.
Embrapa Gado de Leite, Manejo Sanitário. Disponível em <https://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Leite/LeiteCerrado/manejo/colostro.html>.
Acesso em 3 de abril de 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário