segunda-feira, 3 de abril de 2017

Principais doenças em bezerros



Diarréia

Existem várias causas de diarréia em bezerros, dentre as principais cita-se as bacterianas, vírus, sucedineos lácteos mal formados, superalimentação, falta de higiene e outras falhas de manejo.
As diarréias causadas por bactéria podem ter os seguintes agentes patológicos Escherichia coli e salmonelia spp. podendo causar a colibacilose ou curso branco e salmonelose ou paratifo respectivamente. Os sintomas de ambas as doenças são bem parecidos, sendo eles fezes fétidas, as vezes com estrias de sangue, febre inicial, posteriormente pode evoluir para uma hipotermia, inapetência, orelha caída, desidratação etc (RURAL SOLFT, 2017). A diarréia pode evoluir ainda para um quadro de pneumoenterite, um tipo de pneumonia causada pela diarréia através da metástase
A prevenção (profilaxia) se da através da vacinação da mãe em final de gestação, forecimento adequado do colostro e atenção com a higiene.
O tratamento se da através a administração de soluções hidratantes e em casos mais graves o fornecimento de antibióticos orais e medicação parenteral.

Omfaloflebite

Tem como sintoma a inflamação do cordão umbilical quando o bezerro nasce. A principal causa é a não ou a má realização da cura do umbigo após o nascimento.
O melhor método de prevenção é fazer corretamente a cura. Após o nascimento tem que ser realizado o corte do cordão umbilical dois dedos abaixo da linha do abdômen e fazer a aplicação de uma solução de iodo a 10% no canal umbilical utilizando uma seringa estéril (MELDAU, 2017). A realização do parto em condições precárias se torna um agravante no controle dessa doença.
Para tratar esta inflamação pode ser realizadas limpezas na região com soluções antissépticas, além da aplicação de antibióticos por via parenteral.
Sintomas característicos dessa doença é o aumento do volume do umbigo e dor abdominal. A sua evolução pode levar a outros sintomas mais severos (diarreia, febre e pneumonia) por conta da disseminação de microrganismos pela corrente sanguínea (MELDAU 2017).

Anaplasmose e Babesiose

Anaplasmose é uma das principais doenças que causa grandes prejuízos devido a morte dos animais infectados, aborto. O principal agente causador é o Anoplasma marginale. Ele pode ser transmitido biologicamente pelos carrapatos e mecanicamente por picadas de mosquito e moscas.
No Brasil o vetor dessa doença é o carrapato Rhipicephalus ( Boophilus micropolus ) que vive de forma endêmica sendo a principal suspeita da transmissão de doenças transmitindo-as pela sucção do sangue bovino.
Os sintomas são febre, falta de apetite, emagrecimento, fraqueza, paralização da ruminação, orelhas caídas, queda na produção de leite, frequência cardíaca e respiratória acelerada e anemia. O tratamento se dá por soroterapia, transfusão sanguínea e aplicação intramuscular de Ganaseg (Diaceturado, diazominodibenzamidina) e a prevenção é a poda da forragem infestada pela praga para que haja morte pelo sol (RURAL SOLFT, 2017).
Babesiose também uma doença causada pelo mesmo vetor tem grande semelhança com a Anaplasmose de forma que é necessário um esfregaço de sangue periférico no animal doente para detectar a diferença entre as duas (RURAL SOLFT, 2017). Quando as duas doenças são encontradas no mesmo animal, esse complexo é chamado de tristeza bovina.

Referencias

MELDAU, C. D.. Onfaloflebite em Bezerros. Disponível em: www.infoescola.com/doencas/onfaloflebite-em-bezerros. < Acesso: 03/04/2017>.

Principais doenÇas DE BEZERROS. Disponível em: < https://www.ruralsoft.com.br/principais-doencas-dos-bezerros/ > Data de acesso: 03/04/2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário