segunda-feira, 3 de abril de 2017

DOENÇAS EM BEZERROS LACTANTES

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
     TRIÂNGULO MINEIRO (IFTM) Campus Uberlândia
       Rodovia Municipal Joaquim Ferreira, Fazenda Sobradinho. s/n. Zona Rural
         Cx. Postal 1020 – CEP 38400-970, Uberlândia – MG
         Telefone: (34) 3233-8800 / Fax: (34) 3233-8833



ENGENHARIA AGRONÔMICA
PRODUÇÃO DE RUMINANTES



Jackeliny Batista Amorim
Jéssica Emily Batista da Silva
Leandro José Carvalho
Lucas Rodrigues Martins
Mateus Henrique dos Santos Diniz
Roberta Taliene Borges Brandão



5 PRINCIPAIS DOENÇAS EM BEZERROS LACTANTES



Bezerros lactantes

Bovinos de corte - 6 a 8 meses.

Bovinos de leite - 4,5 a 7 meses. O desmame pode ocorrer a partir do momento em que o bezerro ingere de 700g a 1kg de ração/dia, com peso médio de 90kg estão aptos a desmama.

  • Diarréia
Causa: Diarréia são fezes com consistência líquida, que ocorre com grande frequência. A diarréia pode ter origem viral, bacteriana e parasitária. A colibacilose é causada pela bactéria E. coli enterotoxigênica, e a salmonelose, causada também por bactéria, conhecida como Salmonella spp. A diarréia também pode estar ligada à dieta nutricional do animal, intoxicações e até mesmo o ambiente em que vive.
Devido a diarréia, o animal perde grande quantidade de líquidos e eletrólitos corporais, causando desidratação, evoluindo para um choque hipovolêmico, levando o animal até a morte por falência respiratória.

Prevenção: A prevenção ocorre através da vacinação da mãe no fim da gestação; com fornecimento correto do colostro e higiene adequada. Porém, a vacinação na mãe (vaca) só é preventiva para o bezerro se aplicada no momento correto, assim a mãe cria anticorpos necessários para a defesa da doença, e os anticorpos são passados para o bezerro através do colostro.

Resultado de imagem
Imagem 1: Nível de anticorpos no sangue. Fonte: https://sites.google.com/site/biologiaaulaseprovas/hereditariedade-e-diversidade-da-vida/antigenos-e-anticorpos.

Tratamento: Um método muito utilizado para o tratamento da diarréia em bezerros é o soro caseiro, tendo em vista que o açúcar não pode ser usado, é substituído por amido de milho. 
Não muito recomendado, porém há o tratamento que é realizado com antibióticos a base de sulfas. Utiliza-se também uma associação de anti-inflamatório com piroxican e uma sulfa de longa ação, o que permite a cura rápida, evitando que seja realizada muitas aplicações no animal.

  • Onfalopatia
    Causa: As causas estão relacionadas aos fatores ambientais, higiênicos, traumáticos, bacterianos e congênitos, que isolados ou em associação podem provocar inflamações e/ou infecções na região do umbigo. As infecções podem resultar em septicemia, que ocorre devido a presença de bactérias que sobem a partir dos vasos umbilicais ou do úraco causando septicemia aguda ou crônica com patologia articular, meningites e abscessos hepáticos.

    Prevenção: Após o nascimento do bezerro, é realizado a imersão completa da estrutura do umbigo em solução de iodo 5-7%, duas vezes ao dia até que esteja completamente cicatrizado.



  • Tratamento: Para o tratamento da região umbelicial, realiza-se a limpeza do local com solução anti-séptica e aplicação parenteral de antibiótico.


    • Pneumonia
    Causa: É uma doença causada por vírus ou bactéria dos gêneros Pastetirelia e Klebisielia, essa doença se manifesta por aumentar a frequência respiratória do animal e inflamação dos bronquíolos no pulmão.
    Pneumonia primária ocorre quando o bezerro tem alguma lesão em determinado local do organismo, com esse processo o animal fica enfraquecido favorecendo a invasão de microrganismos na corrente sanguínea das quais se fixam no pulmão causando a pneumonia. Para identificação de uma contaminação microbiana verifica-se a presença de pus.

    Prevenção: É necessário fornecer uma alimentação adequada, higiene regular, evitar estabulação comum com um grande número de animais e evitar instalações mal ventiladas e úmidas. Lembrando sempre que os animais doentes devem ser isolados dos demais.

    Tratamento: O tratamento é feito através de antibióticos a base de Florfenicol de amplo espectro como o Roflin. No campo de verminose pulmonar, deve-se utilizar um anti-helmíntico específico. Dosagem Roflin: duas doses a cada 48hrs durante 5 dias seguidos. Carência: 5 dias no leite.

    • Tristeza bovina
    Causa: Causada por dois agentes transmissores. Na Babesiose causada por protozoário, tendo o carrapato Boopholus microplus como agente transmissor, transmitido através da saliva; e Anaplasmose, pelo carrapato Boophilus microphilus.
      Prevenção: O controle é feito através do manejo adequado, onde os animais tenham acesso a piquetes carrapateados desde jovens, uma vez que a erradicação do carrapato em nosso meio é viável. A erradicação é realizada quando há excesso de carrapato (vetor) na pastagem: queima da área ou roçagem, que expõe o carrapato, levando-o a morte. A adoção de cuidados básicos poderá contribuir para redução da morbidade, da mortalidade e do uso de medicamentos. 
        Tratamento: Uso de Izoot B12, que é um hemoparasiticida, pode-se fazer tratamento preventivo e curativo.


          •  Verminioses
          Causa: Se dá pela ingestão não suficiente ou inadequada do colostro (primeiro leite materno bovino), pois nele inclui anticorpos para os animais recém nascidos, resistir às primeiras verminoses.

        • Prevenção: Manter os animais em locais secos, bem ventilados e secos, assim evitando o contato com número exagerado de larvas infectantes de vermes gastrintestinais. O uso de vermífugos é indicado somente no caso de animais que já são levados ao campo.

          Tratamento: Caso o diagnóstico do exame coproparasitológico seja positivo, deverá ser realizado o tratamento com vermífugos.


        • Referências

        • ANDREWS, A. H. et al. Medicina bovina: doenças e criação de bovinos. Editora Roca, 2008.

        • COELHO, Sandra Gesteira. Desafios na criação e saúde de bezerros. Ciência Animal Brasileira, p. 1-16, 2009.

        • BOTTEON, Rita de Cássia Campbell Machado et al. Enfermidades prevalentes, causas de mortalidade e gastos com tratamento de bezerros leiteiros na região do Médio Paraíba, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Revista Brasileira de Ciência Veterinária, v. 10, n. 1, 2003.

          • Um comentário:

            1. Dr. James é um verdadeiro fitoterapeuta que me curou do HIV, que contatei em fevereiro do ano passado, fiquei tão preocupado com o vírus dentro de mim, quando fui ao hospital e tive um resultado positivo, tomei diferente e ainda drogas injetáveis. Eu estava curado, até que conheci alguém que prestou um testemunho sobre como ela foi curada do HIV com a mistura de ervas do Dr. James. Achei que era mentira, mas despertei o interesse e contatei o Dr. James pelo e-mail dele, (drjamesherbalmix @ gmail.com) E contei a ele meu problema e ele me fez algumas perguntas e eu respondi então ele disse que não deveria me preocupe se isso me ajudaria e curaria meu HIV. Fiquei tão feliz.2 dias depois ele me enviou o curandeiro via serviço de entrega da DHL, comecei a usar o remédio de manhã e à noite, pois ele me prescreveu por 3 semanas, enquanto fazia meu check-up mensal, fiz teste de HIV negativo . Fiquei muito feliz e feliz por estar livre do HIV. Estou prestando esse testemunho porque sei como era difícil para mim dormir e pensar todos os dias. Como eu era HIV positivo, quase morri, mas esse grande homem, Dr. James, restaurou minha saúde. Eu sei que ainda há pessoas por aqui com HIV positivo ou qualquer tipo de doença como doença de Alzheimer, doença de Bechet, doença de Crohn, doença de Parkinson, câncer de pulmão, câncer de mama, câncer colorretal, câncer de sangue, câncer de próstata, epilepsia, doença de Dupuytren, diabetes , Doença cardíaca, Creutzfeldt - doença de Jakob, Angiopatia Amiloide Cerebral, Ataxia, Artrite, Esclerose Lateral Amiotrófica, Fibromialgia, Fluoroquinolona Toxicidade doença. Próstata aumentada, Osteoporose. Doença de Alzheimer,
              Dementia.Lupus.
              , Doença de Cushing, Insuficiência cardíaca, Esclerose múltipla, Hipertensão, Câncer colorretal, Doença de Lyme, Câncer de sangue, Câncer cerebral, Câncer de mama, Câncer de pulmão, Câncer de rim, HIV, Herpes, Hepatite B, Inflamatório hepático, Diabetes, Fibróide, Entre em contato com o Dr. James em seu e-mail e tenha suas doenças curadas.drjamesherbalmix@gmail.com WhatsApp +2348152855846.

              ResponderExcluir