terça-feira, 4 de abril de 2017

CINCO PRINCIPAIS DOENÇAS EM BEZERROS LACTANTES


1.      Diarreia

Sendo a principal causa de mortes, essa doença é ocasionada pela desidratação evoluída para morte circulatória, devido à perda excessiva de compostos líquidos e energéticos. Sua etiologia envolve bactérias,  como a Escherichia coli (Colibacilose) ou Salmonelia spp. (Salmonelose).
Os sintomas mais visíveis são as fezes amolecidas em excesso, com possíveis fitas sanguíneas, porém, segundo a Rural Soft (2017), as excreção apresenta odor forte, acompanhada de febre, emagrecimento e depressão, podendo desenvolver também uma hipotermia.
Segundo a Agroline (2015), a profilaxia recai em boa higiene, adequada ingestão de colostro e vacinação no final da gestação materna, e a tratamento - caso a doença já exista - pode ser oferecido via antibióticos a base de Sulfas.

2.      Onfaloflebite

De acordo com a Rural Soft (2017), é a inflamação umbilical pós nascimento, sendo o inchaço local o principal sintoma. Ela pode incitar outros problemas, como o hepatite, peritonite, abcesso hepático, e em casos mais graves pode induzir a pneumonia e miíase.
‘’O tratamento da Onfaloflebite é feito através da limpeza local com soluções antissépticas, como o Terracam Spray e Aerocid, e aplicação parenteral de antibiótico, Terracam Plus Injetável. Já a profilaxia é feita através de assistência ao parto, como por exemplo, não permitindo que o parto ocorra em locais sujos,  sempre observando os cuidados com o umbigo do bezerro recém-nascido’’ (AGROLINE, 2015).

3.      Pneumonia

Caracteriza-se pela inflamação dos bronquíolos, e seus sintomas baseiam-se em fadiga, tosse e sons anormais.
Santana (2012) afirma a existência de dois tipos, a infecciosa que é causada principalmente por vírus ou bactérias dos gêneros Pastetirelia e Klebisielia, e as metástases, devido lesões primárias em possíveis e diferentes locais do corpo, onde as populações bacterianas fixam-se no pulmão via corrente sanguínea. Casos de pneumoenterite são resultados desse comprometimento pulmonar. Há a possibilidade de doença devido ingestão forçada de leite e medicação oral com corpos estranhos.
Rural Soft (2017) afirma que,
‘’os principais sintomas da pneumonia são a respiração rápida e superficial, tosse, cianose quando atinge regiões extensas, diminuição do apetite ou inapetência, febre, lacrimejamento, tristeza e abatimento. A descarga nasal pode ou não estar presente. O tratamento é feito através da administração de antibióticos de amplo espectro (penicilina, tetraciclina, etc). No campo de verminose pulmonar, deve-se utilizar um anti-helmíntico específico. A profilaxia consiste em fornecer alimentação adequada, higiene, evitar estabulação comum de um grande número de animais, evitar instalações mal ventiladas e úmidas. Os animais doentes devem ser isolados’’.

4.      Babesiose

Santana (2012), relata a doença como de grande importância econômica, cujos sintomas são febre, hemólise e desiquilíbrio de hemoglobinas, causada pelo protozoário do gênero Babesia, tem como vetor principalmente o Boophilus microplus e ataca com mais vigor as raças europeias em relação as zebus, devido a diferentes suscetibilidades.
A prevenção recai em um bom manejo, evitando contado com pastos com históricos de infecção (lembrando que apenas um carrapato infectado transmite), aplicando a pulverização de carrapaticida.
O tratamento, seja curativo ou preventivo, de acordo com a Agroline (2015), deve ser feito com o hemoparasiticida Izoot b12, mantendo-se a carência de 28 dias para carne. Não é recomendando para lactantes.

5.      Anaplasmose

Causada pela saliva do mesmo carrapato, os sintomas, prevenção e tratamento seguem o mesmo padrão da Babesiose. O termo de doença ‘Tristeza Bovina’, refere-se a infecção por Anaplasmose e/ou Babesiose no mesmo organismo.



FIGURAS


1. Anemia - Fonte: realh.com.br
2. Onfaloflebite - Fonte: apodirural.blogspot.com.br
3. Pneumonia - Fonte: http://www.vallee.com.br


4. Infestação por Boophilus microplus - Fonte: nordesterural.com.br 
5. A. Boophilus microplus - Fonte: entomologytoday.org


5. B. Boophilus microplus - Fonte: felinepress.com



REFERÊNCIAS

RURAL SOFT. Principais Doenças dos Bezerros. Disponível em: <https://www.ruralsoft.com.br/principais-doencas-dos-bezerros>. Acessado em: 03 abr. 2017.
SANTANA, Karol. Bovinocultura Leiteira Técnica. 2012. Disponível em: <http://karolsantana2012.blogspot.com.br/>. Acessado em: 03 abr. 2017.
AGROLINE. Conheça as principais doenças dos bezerros e quais precauções tomar. 2015. Disponível em: <http://blog.agroline.com.br/conheca-principais-doencas-dos-bezerros-agroline/>. Acessado em: 03 abr. 2017.


Equipe Safrinha

Maikon; Rosana; Abimael; Mellany; Arthur; Roberta Rodrigues; e Lucas Eugênio.

🔼

Um comentário:

  1. Dr. James é um verdadeiro fitoterapeuta que me curou do HIV, que contatei em fevereiro do ano passado, fiquei tão preocupado com o vírus dentro de mim, quando fui ao hospital e tive um resultado positivo, tomei diferente e ainda drogas injetáveis. Eu estava curado, até que conheci alguém que prestou um testemunho sobre como ela foi curada do HIV com a mistura de ervas do Dr. James. Achei que era mentira, mas despertei o interesse e contatei o Dr. James pelo e-mail dele, (drjamesherbalmix @ gmail.com) E contei a ele meu problema e ele me fez algumas perguntas e eu respondi então ele disse que não deveria me preocupe se isso me ajudaria e curaria meu HIV. Fiquei tão feliz.2 dias depois ele me enviou o curandeiro via serviço de entrega da DHL, comecei a usar o remédio de manhã e à noite, pois ele me prescreveu por 3 semanas, enquanto fazia meu check-up mensal, fiz teste de HIV negativo . Fiquei muito feliz e feliz por estar livre do HIV. Estou prestando esse testemunho porque sei como era difícil para mim dormir e pensar todos os dias. Como eu era HIV positivo, quase morri, mas esse grande homem, Dr. James, restaurou minha saúde. Eu sei que ainda há pessoas por aqui com HIV positivo ou qualquer tipo de doença como doença de Alzheimer, doença de Bechet, doença de Crohn, doença de Parkinson, câncer de pulmão, câncer de mama, câncer colorretal, câncer de sangue, câncer de próstata, epilepsia, doença de Dupuytren, diabetes , Doença cardíaca, Creutzfeldt - doença de Jakob, Angiopatia Amiloide Cerebral, Ataxia, Artrite, Esclerose Lateral Amiotrófica, Fibromialgia, Fluoroquinolona Toxicidade doença. Próstata aumentada, Osteoporose. Doença de Alzheimer,
    Dementia.Lupus.
    , Doença de Cushing, Insuficiência cardíaca, Esclerose múltipla, Hipertensão, Câncer colorretal, Doença de Lyme, Câncer de sangue, Câncer cerebral, Câncer de mama, Câncer de pulmão, Câncer de rim, HIV, Herpes, Hepatite B, Inflamatório hepático, Diabetes, Fibróide, Entre em contato com o Dr. James em seu e-mail e tenha suas doenças curadas.drjamesherbalmix@gmail.com WhatsApp +2348152855846.

    ResponderExcluir